Setembro Amarelo: Plataforma Saúde Mental Pública Digital, desenvolvida em parceria com a PCDaS, é destaque em reunião do LIS
Ferramenta reúne 25 indicadores organizados em 11 áreas temáticas e fortalece políticas públicas em saúde mental
RENASAM
10/16/20251 min read


No Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização e prevenção do suicídio, o Laboratório de Informação em Saúde (LIS) do Icict/Fiocruz promoveu uma reunião especial com a pesquisadora Raquel de Boni, que apresentou duas iniciativas estratégicas para o campo da saúde mental: a Plataforma Saúde Mental Pública Digital e os inquéritos populacionais conduzidos no âmbito da Rede Nacional de Saúde Mental (Renasam).
Durante a apresentação, a pesquisadora destacou que a iniciativa responde a uma das principais lacunas apontadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS):
A escassez de informações consistentes sobre saúde mental, essenciais para orientar estratégias de prevenção e cuidado.
Confira a apresentação completa: Uso de Dados Secundários e Inquéritos em Saúde Mental.
Conheça a plataforma
A Plataforma Saúde Mental Pública Digital é resultado de uma parceria entre o LIS e a Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS), que contribuiu com a integração, qualificação e padronização das bases de dados, além da construção de fichas técnicas detalhadas para cada indicador, no modelo da RIPSA.
Disponível em acesso abreto, a Plataforma organiza e disponibiliza 25 indicadores em 11 áreas temáticas, como determinantes sociais, morbidade, mortalidade e serviços de saúde. Os dados podem ser acessados de forma interativa por unidade federativa e macrorregião, oferecendo uma base robusta para apoiar gestores, pesquisadores e profissionais de saúde no monitoramento e no planejamento de políticas públicas. A Plataforma Saúde Mental Pública Digital está disponível clicando aqui.