Professores da UFRGS publicam livro sobre transtorno bipolar

Evidências científicas trazem novos conceitos e novas tecnologias neste campo da saúde mental. Obra pode colaborar com psiquiatras, psicólogos, profissionais da área e pesquisadores

RENASAM

5/29/20253 min read

A editora Springer Nature publicou recentemente o livro “Bipolar Disorder: An Evidence-Based Clinical Guide” (“Transtorno bipolar: um guia clínico baseado em evidências”, em tradução livre), organizado pelos professores do Departamento de Psiquiatria da UFRGS Ives Cavalcante Passos e Flávio Kapczinski, além de Michael Berk, da Faculdade de Medicina da Universidade Deakin (Geelong, Austrália).

A obra envolve 120 especialistas internacionais do campo da saúde mental de cerca de 35 universidades do campo da saúde mental e aborda novos conceitos e novas tecnologias com potencial para mudar a área do transtorno bipolar (marcado pela alternância entre episódios de depressão e de euforia. As crises podem variar em intensidade, frequência e duração). O livro já teve 1741 acessos até o momento, mostrando a relevância do material guiado por evidências científicas.

Segundo Kapczinski, a curadoria das evidências em medicina segue uma hierarquia em que, no topo, estão os ensaios clínicos randomizamos, seguidos de coortes e por fim observações não controladas. “Dada a complexidade do transtorno bipolar, o livro ajuda clínicos a tomarem decisões baseadas em evidências científicas. Colocando as informações nesse filtro, os profissionais podem encontrar a informação de acordo com o seu contexto e o grau de solidez com a embasa”, explica.

A obra é voltada para psiquiatras, psicólogos e profissionais de saúde mental, sendo que no Brasil as contribuições podem orientar a tomada de decisões no Sistema Único de Saúde (SUS) e em outros níveis de prestação de cuidados em saúde. Organizado em 41 capítulos, o livro está distribuído em seis seções:

  • A história natural do transtorno bipolar;

  • Bases biológicas;

  • Tratamento farmacológico;

  • Intervenções psicossociais;

  • Populações especiais;

  • Novas abordagens para diagnóstico e intervenção.

De acordo com Passos, o exemplar aborda de forma abrangente todos os aspectos relevantes do transtorno bipolar, oferecendo a clínicos e pesquisadores informações atualizadas sobre as descobertas mais recentes, além de aprimorar as habilidades necessárias para proporcionar o melhor cuidado aos pacientes.

O pesquisador aponta quatro razões pelas quais o momento atual é empolgante no campo do transtorno bipolar: 1) estratégias terapêuticas inovadoras e baseadas em evidências tanto farmacológicas quanto psicossociais foram incorporadas ao tratamento do transtorno bipolar; 2) estudos abordaram a história natural da doença, o que ajudará clínicos a identificar mais precisamente a doença e a intervir precocemente, levando a um melhor prognóstico; 3) a neurociência tem lançado luz sobre os fundamentos moleculares do possível declínio cognitivo e da saúde física que ocorre em algumas pessoas com transtorno bipolar, isso pode ajudar na busca por novos medicamentos; 4) transtorno bipolar pode afetar indivíduos em diferentes estágios da vida.

“O diagnóstico em crianças e adolescentes é particularmente desafiador devido à heterogeneidade clínica e à sobreposição de sintomas com outros transtornos psiquiátricos, como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e o transtorno de conduta. Por outro lado, o transtorno bipolar em idosos é frequentemente subdiagnosticado ou diagnosticado incorretamente, levando a desfechos ruins, aumento da morbidade e da mortalidade. Outro ponto são as novas tecnologias e abordagens relacionadas ao estilo de vida que vêm ganhando espaço no campo do transtorno bipolar. Todos esses aspectos estão contemplados no livro e irão munir psiquiatras, psicólogos, médicos e outros profissionais de saúde mental com as informações mais importantes da área, permitindo que ofereçam um tratamento mais adequado aos seus pacientes”, explica Passos.

Confira o livro clicando aqui.

Ficha técnica

Livro: “Bipolar Disorder: An Evidence-Based Clinical Guide” (Transtorno Bipolar: Um guia clínico baseado em evidências, em tradução livre)
Editores: Ives Cavalcante Passos, Flávio Kapczinski e Michael Berk
Instituição: Departamento de Psiquiatria, Faculdade de Medicina da UFRGS

Fonte: UFRGS.