A Importância da Escuta Ativa e Humanizada na Assistência às Vítimas de Catástrofes

A postagem recente do Ministério da Saúde ressalta a importância dos Primeiros Cuidados Psicológicos (PCP), através da escuta ativa e humanizada.

JUNTOS PELO RIO GRANDE DO SUL

5/10/20241 min read

Nesse momento de crise no Rio Grande do Sul, é fundamental saber como oferecer suporte emocional e psicológico adequado às vítimas.

A postagem recente do Ministério da Saúde ressalta a importância dos
Primeiros Cuidados Psicológicos (PCP) e da escuta ativa e humanizada como elementos essenciais nesse contexto.

A escuta ativa vai além de apenas ouvir; envolve compreender, acolher e oferecer apoio sem julgamentos. É uma abordagem sensível que permite às pessoas expressarem suas necessidades, preocupações e emoções, sem se sentirem pressionadas.

O Ministério da Saúde enfatiza que não se trata de um atendimento psicológico e o atendimento precisa ser realizado por um profissional capacitado, seguindo os princípios éticos e de responsabilidade. Isso inclui respeitar a privacidade das pessoas, não propagar informações falsas e oferecer suporte prático, como alimentação, água e informações sobre serviços e suportes sociais disponíveis.

Acolher, ouvir sem julgar e oferecer suporte responsável são ações poderosas que podem fazer toda a diferença nas vidas daqueles que enfrentam momentos de crise e adversidade.

Confira a postagem completa clicando aqui.