Diálogos Renasam estreia com debate sobre comunicação de mortes por suicídio

A primeira edição teve como convidado o professor Humberto Corrêa da UFMG, uma das principais autoridades brasileiras no tema.

RENASAM

8/8/20251 min read

A Rede Nacional de Saúde Mental (Renasam) lançou, no dia 6 de agosto, o projeto “Diálogos Renasam”, uma série de seminários virtuais que reúne pesquisadores e especialistas para discutir temas de grande relevância na área da saúde mental. A primeira edição teve como palestrante o professor de Psiquiatria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador da Renasam, Humberto Corrêa, reconhecido como uma das principais autoridades brasileiras no estudo e prevenção do suicídio.

Em sua palestra, intitulada “Comunicação de suicídios – como fazer e, principalmente, como não fazer”, Corrêa abordou a complexidade e a sensibilidade do tema, destacando a importância de adotar práticas responsáveis na divulgação de casos. Ele também apresentou métodos e orientações para minimizar riscos e contribuir com a prevenção.

O encontro contou com a participação do vice-pró-reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Igor Pereira, e do coordenador da Renasam e pró-reitor de Pesquisa da UFRGS, Flávio Kapczinski, além de reunir diversos pesquisadores e professores universitários de diferentes regiões do país.