Diálogos Renasam debate saúde mental no Brasil e no mundo

Professor Flávio Kapczinski destacou os principais desafios da área. No dia 30 de setembro, a Rede Nacional de Saúde Mental (Renasam) realizou a segunda edição do evento on-line “Diálogos Renasam”, que trouxe como tema “Sem saúde mental não há saúde”.

RENASAM

10/3/20251 min read

O encontro contou com a participação do professor Flávio Kapczinski, coordenador da Renasam e pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em sua palestra, Kapczinski apresentou um panorama da saúde mental em escala global e nacional, destacando o aumento da relevância do tema, especialmente após a pandemia de Covid-19.

Durante a exposição, o professor ressaltou a elevada prevalência de transtornos como ansiedade e depressão e seus impactos diretos na vida das pessoas, em especial entre os jovens. Além da análise sobre o quadro atual, Kapczinski apresentou as metas estratégicas da Renasam para os próximos anos, com foco na produção científica e na disseminação de conhecimento.

Segundo o professor, “a Renasam surge como uma iniciativa pioneira, com o objetivo de gerar dados epidemiológicos abrangentes sobre a prevalência de transtornos mentais, tanto na população brasileira quanto nas universidades públicas”.

Confira o encontro completo aqui.

Sobre o Diálogos Renasam

O “Diálogos Renasam” é uma série de encontros virtuais realizados mensalmente, reunindo pesquisadores, profissionais e especialistas para debater temas centrais da saúde mental. A iniciativa busca ampliar o diálogo, fortalecer a troca de experiências e contribuir para o avanço das políticas e práticas na área.