Crise global na saúde mental de estudantes é tema de artigo na Nature
Publicação internacional destaca subfinanciamento, desigualdades no acesso a cuidados e convoca universidades e governos a agir
RENASAM
1/13/20261 min read


Um artigo recentemente publicado na revista científica Nature chama atenção para a crise global na saúde mental entre estudantes de graduação e para os desafios estruturais enfrentados por universidades e sistemas públicos de saúde em diferentes países. Intitulado “Student mental health is in crisis — here’s how to help”, o texto é assinado pelo professor Lauro Demenech, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e pela professora Anne Duffy, da Universidade de Oxford, ambos integrantes da Rede Nacional de Saúde Mental (Renasam)
O artigo aponta que esse cenário é agravado pelo subfinanciamento crônico da saúde mental, tanto no âmbito das políticas públicas quanto dentro das próprias instituições de ensino superior. Diante desse contexto, o artigo faz uma convocação direta a universidades, governos, pesquisadores, profissionais de saúde e aos próprios estudantes para que assumam um papel ativo na construção de soluções sustentáveis. Entre as ações defendidas estão o fortalecimento de políticas institucionais de cuidado, o investimento em serviços de saúde mental baseados em evidências e a integração entre educação, saúde e políticas sociais.
A publicação reforça a importância de tratar a saúde mental estudantil como uma questão estratégica para o futuro da ciência, da educação e da sociedade, alinhando-se aos princípios defendidos pela Renasam no fortalecimento da saúde mental em contextos acadêmicos e institucionais.
Acesse o artigo completo aqui.


